Colabore

Quem Somos

Ipe_Coletivo_GAIA“O próximo Buda não terá uma forma humana. O próximo Buda poderá muito bem ter a forma de uma comunidade, uma comunidade que pratique a compreensão e a amabilidade afetuosa, uma comunidade que pratique uma forma de viver consciente. Isso pode ser a coisa mais importante que podemos fazer pela sobrevivência da Terra. “

Thich Nhat Hanh

 

O Coletivo Gaia Brasília nasceu do convívio de nove meses de um processo de construção de comunidade.

 

Como tudo aconteceu …

 

Em 2012, depois de um longo processo de preparo, a terra do cerrado recebeu o Programa Educação Gaia Design para a Sustentabilidade, que criou um campo extremamente propício para um encontro muito especial.

Durante os nove meses, a primeira comunidade Gaiana de Brasília viveu um processo de nutrição amorosa, de reconexão do Eu e do Nós com Gaia, nossa Mãe Terra.

Nasceu assim um grupo altamente comprometido na busca da coerência e de viver a transformação que acredita ser possível e necessária para uma nova forma de SER e ESTAR no mundo.

Não demorou muito para esta “pequena grande” comunidade iniciar a realização de um sonho coletivo: contribuir para a construção de um mundo onde o amor, a cooperação, o respeito, a fraternidade, a paz estejam presentes em todos, em tudo.

 

A essência do nosso aprendizado …

 

Quando um integrante da tribo Zulu,da Africa do Sul, encontra alguém, costuma dizer:

– Sawubona (Olá! Eu te vejo!) ……. a resposta:
– Sikona (Eu estou aqui!)

Esta saudação se explica pela necessidade que o ser humano tem de estabelecer relações, e de que as pessoas “o vejam“! Se você VÊ o outro – significa que ele é importante para você, e “ver” é uma exaltação à existência dele, pois as pessoas que existem para você são as pessoas importantes na sua vida.

Se o outro responde “estou aqui”, significa que a presença dele fortalece a colaboração, ele está presente para o seu encontro, o elo mais importante…., pois não existimos para viver sozinhos.

 

TE VEJO …